Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Rinite Alérgica

Olá queridos, tudo bem? 
Hoje estou passando aqui para explicar um pouco de um assunto que me acompanha há anos, a dona rinite ...resolvi fazer esse post, porque sei que muitas pessoas ainda não sabem direito o que é a Rinite, e também não sabem como essa doença age.


O que é a Rinite?

Rinite é uma inflamação na mucosa nasal, também conhecida como Febre do feno, alergia nasal. Não é um resfriado, não é gripe. O resfriado e a gripe são causados por vírus, já a rinite alérgica é uma inflamação do revestimento interno do NARIZ e os sintomas têm início minutos após o contato com o alérgeno ( substância que provoca a alergia). Então rinite não é contagiosa.
Entenda...

O Nariz é um dos componentes das Vias respiratórias, na verdade, o primeiro e por locais onde o ar passa até alcançar os pulmões. Ele é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado.
Para exercer essa função corretamente, o nariz possui um complexo mecanismo de defesa. Por isso, ao entrar em contato com alguma substancia toxica, desencadeia Uma RESPOSTA para  impedir que essa substancia alcance os pulmões. O surgimento da obstrução nasal provoca o bloqueio da passagem e através dos espirros e coriza, a remoção dessa substancia. Essa reação são todas normais. Por isso, quando fica gripada, uma pessoa apresenta obstrução nasal, espirros e coriza, pois seu organismo está tentando protegê-la, impedindo que os vírus alcancem os pulmões.
Alergia, na realidade, não significa falta de defesa do organismo, ao contrário indica uma defesa exagerada contra agentes que na realidade não são potencialmente agressivos ao Ser Humano, ou seja, uma pessoa alérgica é hiper reativa a determinadas substâncias que em uma pessoa normal não desperta nenhuma resposta.
O paciente alérgico não nasce hiper-reativo (com Alergia), mas sim com a capacidade de sensibilizar-se um determinado fator. Tornar-se sensível, significa passar a ter uma resposta de defesa de uma substancia. Isso significa que podemos conviver com determinada substancia por muitos anos, e vir a desenvolver sintomas apenas tardiamente. ( Foi o que aconteceu comigo).
Essa característica é herdada dos pais. Quando um Homem e uma Mulher alérgicos tem um  filho, uma probabilidade dessa criança ser alérgica é de cerca de 50%. No entanto, mesmo que nenhum dos pais apresente alergia, uma criança ainda sim pode ter manifestação alérgicas, como rinite, obstipação, asma. A forma mais comum, porém, é a rinite. Cerca de 10% a 25% das pessoas sofrem de rinite alérgica.


Quais os sintomas?

Obstrução nasal que são os entupimentos, coriza, dor de cabeça, tosse, fadiga, espirros seguidos, coceira no nariz, garganta e olhos.


Quais as causas da Rinite Alérgica?


Poeira, ácaros, pólen, alguns alimentos, cheiros fortes, mudança de tempo, pelos de animais, estado emocional, fumaças.


Como tratar a Rinite alérgica?

a) Higiene ambiental;
b) Tratamento medicamentoso;
c) Vacinas antialérgicas. 

A rinite alérgica pode causar os outros problemas, como otites (inflamação dos ouvidos), sinusites (inflamação de cavidades existentes na face) de roncos (pelo entupimento do nariz), enxaqueca, no entanto, ele só vai apresentar os sintomas, quando estiver em contato com substâncias aos quais é alérgico. Essas substâncias recebem o nome de alérgenos. Quanto maior o contato, mais intensos tendem a ser os sintomas.

Não se automedique, procure sempre um médico.
informações do google









Nenhum comentário:

Postar um comentário